Plano de Proteção Radiológica
O Plano de Proteção Radiológica é parte integrante da documentação exigida para fins de licenciamento de instalações que trabalham com radiação e tem como objetivo estabelecer procedimentos de radioproteção e segurança, garantindo um trabalho seguro com radiação.
Citado pela Norma Regulamentadora NR 32, que cita que o PPR deve ser mantido no local de trabalho e à disposição do trabalhador, para que o mesmo esteja ciente do seu ambiente de trabalho e prejuízos provocados pelo mau uso da radiação ionizante, já que o Plano se trata de um conjunto de diretrizes, políticas e procedimentos estabelecidos para garantir a proteção adequada contra os riscos associados à exposição à radiação.
Ele é desenvolvido e implementado em ambientes onde há a possibilidade de exposição a fontes de radiação, como instalações médicas, laboratórios de pesquisa, indústrias nucleares e outras atividades relacionadas.
Garanta a segurança máxima com nosso Plano de Proteção Radiológica, parte essencial do Programa de Garantia da Qualidade.
Junto com o Programa de Garantia da Qualidade, o Plano de Proteção Radiológica (ou Plano de Radioproteção) é parte integrante do Memorial Descritivo de Proteção Radiológica. É um documento que deve conter todas as informações que assegurem que a radiação seja utilizada de forma que minimizem os riscos inerentes à exposição, com detalhes de aspectos operacionais que ajudem no desenvolvimento de uma cultura de segurança radiológica.
Nele são descritos vários tópicos importantes para a radioproteção da instalação como os responsáveis (Empregador, Titular e Supervisor de Radioproteção), as funções e cargas horárias dos trabalhadores, as fontes de radiação existentes na instalação e os procedimentos realizados, a forma de monitoramento dos níveis de radiação na instalação, o controle de acesso às áreas controladas, a demonstração da otimização da proteção radiológica, a realização de treinamentos e as formas de atuação em situações de emergência, bem como medidas de segurança para minimizar a exposição.
Confie na MRA para desenvolver um plano eficiente de segurança e proteção radiológica em sua instalação!
Essencial para a conformidade com normas nacionais e internacionais e indispensável em inspeções das autoridades competentes.
O principal objeto do Plano de Radioproteção é auxiliar na implantação da cultura de proteção radiológica da instalação, assim garantindo o seu uso seguro e evitando o mau uso que pode trazer riscos, dessa forma, ajuda a garantir que as doses de radiação recebidas por trabalhadores, público em geral e meio ambiente estejam dentro dos limites estabelecidos pelas normas e regulamentações nacionais e internacionais. É fundamental para garantir a conformidade com as normas e sua apresentação é necessária durante inspeções das autoridades de vigilância sanitária, no caso de estabelecimentos de saúde, ou de segurança nuclear, para todas as instalações.
A elaboração e implementação do PPR são essenciais para promover a segurança e proteger a saúde das pessoas envolvidas em atividades que envolvam o uso da radiação ionizante.