Implantação de Programa de Garantia da Qualidade – PGQ
O Programa de Garantia da Qualidade em medicina nuclear e radiodiagnóstico envolve uma série de etapas estruturadas e processos contínuos que visam garantir que todos os procedimentos e práticas atendam os padrões de qualidade e segurança estabelecidos. Isso é essencial em serviços de diagnóstico, onde a qualidade dos exames impacta diretamente o cuidado com os pacientes.
Para instaurar um Programa de Garantia de Qualidade (PGQ) em um serviço de diagnóstico, é necessário definir uma Política de Garantia de Qualidade com o compromisso com a segurança do paciente, metas que o programa deseja alcançar e padrões de atendimento referenciando as principais normas nacionais e internacionais, como as da ANVISA, Agência Internacional de Energia Atômica (IAEA) entre outras.
Esse Programa deve ser implementado pelos responsáveis pela qualidade da instituição, com uma equipe multidisciplinar para supervisionar a implementação e manutenção do PGQ, que pode ser formada por diferentes profissionais especializados como médicos, físicos médicos, técnicos e engenheiros clínicos, e uma pessoa ou grupo responsável pela coordenação da qualidade.
Devem ser estabelecidos protocolos definidos e padronizados para os procedimentos, incluindo parâmetros técnicos, procedimentos operacionais e critérios de aceitação em atendimento às normas de radioproteção e legislação sanitária.
O treinamento e capacitação dos profissionais envolvidos também é parte importante do PGQ, garantindo que todos os envolvidos nos procedimentos estejam adequadamente treinados e atualizados.
Assessoria completa na implantação do Programa de Garantia da Qualidade em medicina nuclear e radiodiagnóstico. Nossa equipe qualificada auxilia na implementação de protocolos de segurança, treinamentos, controle de qualidade de equipamentos e auditorias internas, garantindo conformidade com ANVISA, CNEN e certificações como ONA e PADI.
Segurança e qualidade asseguradas em cada exame!
O monitoramento contínuo dos equipamentos de diagnóstico, através dos testes de controle de qualidade desses equipamentos dentro da periodicidade exigida na RDC 611 para radiodiagnóstico e normas da CNEN para medicina nuclear, também faz parte do Programa de Garantia de Qualidade, sendo esses testes fundamentais para garantir o bom desempenho dos equipamentos e a qualidade dos exames e procedimentos realizados.
Com a implementação do Programa de Garantia de Qualidade, também é possível definir indicadores de qualidade para monitorar o desempenho do programa e realizar auditorias internas e externas periodicamente, de modo a garantir que todos os protocolos estão sendo seguidos corretamente e os padrões de qualidade sendo mantidos.
O grupo MRA possui profissionais competentes e certificados para assessorar a instituição na implantação e monitoramento do PGQ, pelo fornecimento de modelos das documentações necessárias, análise periódica e controle da documentação implantada, realização de treinamentos periódicos em radioproteção da equipe técnica, implantação e supervisão dos programas de monitoração individual e ambiental, orientações técnicas aos responsáveis da instituição e aos serviços de manutenção, realização e controle das atualizações periódicas dos testes de controle de qualidade dos equipamentos, definição de indicadores de desempenho e monitoramento, realização de auditorias internas com o objetivo de manter o serviço em conformidade total com as normas regulatórios, monitorar e gerir as não conformidades encontradas, reduzir falhas e garantir a segurança do paciente.
Como diferencial, também auxiliamos na adequação dos procedimentos de radioproteção da instituição para atendimento às certificações ONA e PADI.